Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da pro atividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece.

Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade. 

HISTÓRIA

Resultado de imagem para baden powellO Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

Baden-Powell utilizou-se dos saberes e habilidades que aprendeu no serviço militar em lugares agrestes da índia e da África, quando se tornou conhecido como “Impisa”, (“o lobo que nunca dorme”, em português, pelas suas missões noturnas) para ajudar a juventude. 

O grande interesse dos jovens em aprender suas  técnicas levou B-P a adaptá-las para ser um acréscimo atraente ao programa das escolas britânicas. Reuniu experiências e as atividades dos exploradores para criar algo a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.

O Escotismo cresceu, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo.

B-P dedicou o resto de sua vida à concretização do Movimento Escoteiro, crente que o desenvolvimento dos jovens, o respeito ao próximo e a prática de boas ações diárias, poderiam auxiliar a construir um mundo melhor.

Baden-Powell envelheceu e passou a morar no Quênia, ao lado da mulher, Olave Baden-Powell, que o acompanhou em todas as aventuras, atuando para que as meninas também pudessem se divertir e aprender no Movimento Escoteiro. B-P faleceu em casa, em 8 de janeiro de 1941.

Mesmo com a partida de seu criador, o Escotismo continuou a crescer e a conquistar o coração de crianças, jovens e adultos, alcançando mais de 40 milhões de membros em 216 países e territórios.

LEI ESCOTEIRA

Contempla as características essenciais do Movimento Escoteiro: a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.

 

  1. O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida;
  2. O escoteiro é leal;
  3. O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
  4. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
  5. O escoteiro é cortês;
  6. O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
  7. O escoteiro é obediente e disciplinado;
  8. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
  9. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
  10. O escoteiro é limpo de corpo e alma.