lenco-Grupo-Escoteiro-Paineiras-150x150 Nossa HistóriaEm 08 de abril de 1972, Francisco Sachs funda um dos maiores grupos escoteiros da cidade de São Paulo, inicialmente conhecido com o nome de Joana D’Arc, grande nome histórico e reconhecida por sua coragem e determinação, que também inspirou as cores do lenço oficial do grupo, o azul e o vermelho, cores presentes em seu manto e na bandeira da França, terra cujo a liberdade defendeu com toda sua devoção.

Posteriormente teve o nome alterado para Grupo Escoteiro Paineiras em homenagem a um marco histórico do Butantã e já na década de 80, figurou  entre os maiores  grupos escoteiros do Brasil.

Durante muitos anos o Paineiras ocupou diversos espaços dentro da USP (Universidade do Estado de São Paulo),  especialmente a Escola de Aplicação da USP,  tornando-se rapidamente um grupo escoteiro de referencia e até os dias de hoje um dos mais tradicionais da região do Butantã.

Desde de 2005 estamos sediados junto a escola estadual Alberto Torres, ao lado do Instituto do Butantã.

IMG_9697-Pano-1024x302 Nossa História

Ao longo de todos estes anos, o G.E. Paineiras vem contribuindo ativamente para o crescimento do escotismo e primordialmente levando aos jovens que por aqui passam, através do método escoteiro, valores que os tornam pessoas melhores em nosso mundo.

 

Primórdios do Grupo

IMG_9724 Nossa História

Francisco Sachs – Fundador do G.E. Paineiras

De acordo com a ficha de registro dos arquivos da UEB, o Grupo Escoteiro Paineiras foi fundado em 1972 por Francisco Sachs, com suas atividades no Colégio Joana D’Arc, que deu origem ao primeiro nome do Grupo, pouco tempo depois a sede foi estabelecida no Parque Infantil Monte Castelo, próximo a USP. Infelizmente nossos livros de atas não registram os dados históricos sobre este período, mas temos alguma memórias fotográficas de alguns desses momentos.

20190321_231928-1024x467 Nossa História

20190321_231808-1024x418 Nossa História

20190321_232248-1024x424 Nossa História

Nossos primeiros registros oficiais dão conta que em 14 de janeiro de 1978 , assumiu o cargo de Chefe de Grupo o Sr. João D’Alessandro, tendo, tendo ainda os seguintes dirigentes: Francisco Sachs, Teruo Shiromoto, Maria de Lourdes
Goes Müller, Paulo Yokota, Toshiya Katsuda, Waldir Ramos Shleder e João Bortovelo.

Em 17 de junho de 1978, ainda no Parque Infantil Monte Castelo, conforme consta em nosso livro de atas foi fundado o Distrito Bandeirante IARE, tendo a esposa do Chefe Francisco, a Sra. Edith Beatriz como presidente do Colégio e a Sra. Beatriz Vera Pozzi como Coordenadora do Distrito.

Tempos de Mudança

paineira-do-butanta Nossa História

Depois de algum tempo foi identificada a existência de um Grupo escoteiro que já era denominado Joana D’Arc, e foi preciso procurar um novo nome. Nessa época havia uma lindíssima Paineira no encontro da Av.Francisco Morato com a Av. Vital Brasil, que foi cortada em 1974 e em homenagem a ela, passamos a nos identificar orgulhosamente como Grupo Escoteiro Paineiras – 229SP.

Em 24 de junho de 1978 o Grupo Escoteiro Paineiras se mudou para a Escola de Aplicação da USP. A figura marcante nesta época passou a ser do Chefe Francisco Sachs, que se tornaria grande líder e Emérito de nosso Grupo.

No ano de 1996, nova mudança e o G. E. Paineiras foi para a ACADEPOL – Academia de Polícia, na própria USP, sendo ali denominado como sede de atividades e tendo como sede social à residência na Rua Santa Bibiana, 320 (carinhosamente denominada – a casa da “Chefe ANA”).

Em 2002, ano em que o Grupo Escoteiro Paineiras comemorou os 30 anos de Movimento Escoteiro, e momento em que um dos anseios de toda uma geração de escotistas era ter a sede do Grupo centralizada. A Diretoria e Chefia iniciou todo um processo em busca de um local apropriado para desenvolver as atividades. Em visita ao Instituto Butantan, através do Chefe Caio, entramos em contato com a ASIB, a Associação dos Servidores do Instituto, presidida pelo Sr. Carlos Valério, e recebemos o parecer favorável para termos a sede instalada junto às dependências da ASIB. Assim, em Dezembro de 2002, realizamos mais uma mudança e nos transferimos para o Instituto Butantan.

No ano de 2005, por necessidades de espaços para o desenvolvimento de pesquisas, foi solicitado nossa saída. Novamente, a Diretoria e Escotistas saíram a campo para encontrar um novo lugar. Depois de algumas opções, a Escola Estadual Alberto Torres, através do seu Diretor Sr. Washington, nos cedeu um espaço, bem destruído mas no qual a Diretoria viu um futuro promissor. Depois de uma longa reforma, realizamos mais uma mudança, era Agosto de 2005, agora para uma sede ampla e com os desejos de cada ramo em sua sala.

Em 2020 iniciamos mais uma grade reforma, todos que puderam ajudaram nesse processo, mais unidos e com nossas raízes cada vez mais fortes, aprimoramos nossa Sede e ampliamos o espaço para as atividades dos jovens, mas em meio a essa reforma chegou o maior dos desafios que poderíamos imaginar, vinda de seres microscópicos, mas com a força de parar o mundo e conseguir mudar todo o panorama mais apreciado pelo nosso movimento, as atividades ao ar livre!

Nossa Sede ficou pronta, mas tivemos que nos adaptar a uma realidade sem ela, sem nossos jovens livres ao vento, se divertindo e aprendendo pela vasta área verde que somos agraciados.

Nosso mundo virou de cabeça pra baixo e não só o nosso grupo, mas todo o Movimento Escotista precisou se reordenar e dentro do espírito desbravador, aprender a viver e seguir com as atividades virtualmente.

2021 chegou, e a situação permaneceu a mesma, com a necessidade de manter o distanciamento social para a segurança de todos. Seguimos o trabalho incessante para manter vivo em nossos jovens o espírito Escotista, com a reformulação das atividades, agora voltadas para a plataforma digital, sempre dentro do objetivo de propiciar aos jovens o máximo de oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades, mediante a realização de atividades que propiciem a aquisição das competências necessárias para a progressão dos jovens conforme o seu ramo.

Todos os Chefes, Escotistas, Pais, Amigos e membros Juvenis são parte fundamental desse trabalho e seguem no trabalho para o engrandecimento do Movimento Escoteiro e do nosso GRUPO ESCOTEIRO PAINEIRAS.

Avante!!! Sempre Alerta, para fazer o Melhor Possível!

 

Grito do G.E.Paineiras

Apicuará!
Qüé! Qüé! Qüé!
Maxacali!
Xingu! Xingu! Xingu!
Tupancy! Tupancy! Tupancy!
Ahhhhhhh Paineiras!
Grupo! Paineiras!
Grupo! Paineiras!
Grupo! Paineiras!

 

Venha participar dessa aventura conosco!

gep50anos-logo Nossa História

Grupo Escoteiro Paineiras

Há 50 anos, construindo um mundo melhor.

Localização

Av. Vital Brasil, 1260 – Butantã – São Paulo/SP
Anexo a Escola Alberto Torres.
Assim que tudo estiver Bem, atividades aos sábados a partir das 14h.

Veja como chegar